Agora você não é mais um espectador, mas sim um Experimentador! - LFMORAU

Agora você não é mais um espectador, mas sim um Experimentador!

A Realidade Virtual já faz parte do nosso dia a dia e, nem sempre percebemos isso ou distinguimos o que de fato está a nossa volta.

O assunto é um pouco mais complexo e temos diferenças na tecnologia, bem como nas suas aplicações, seja para entretenimento, aprendizado, facilitação profissional ou aplicações sensoriais. Onde sua utilização tem em comum a experiência imersiva e, portanto, o espectador passa a ser um experimentador.

O campo de atuação é tão amplo quanto a nossa imaginação, mas demanda uma nova ótica aos desenvolvedores, pois saímos do enquadramento tradicional para os pontos de interesse, algo difícil de roteirizar se mantivermos o raciocínio do mundo real.

Por que AR e VR são importantes para todos os tipos de empresas?

Tem um produto que seu cliente quer experimentar primeiro? Essa tecnologia torna isso possível.

O engajamento entre clientes é um ponto chave na capacidade de desenvolver relacionamentos duradouros e lucrativos. Os três fatores principais que contribuem para uma estratégia de fidelização bem-sucedida:

  1. Engajamento multissensorial – fazendo com que os clientes se envolvam em aprender e usar produtos de uma forma ativa. Empregar o toque, a visão, o áudio e até o cheiro são sentidos decisivos para convencer os clientes;
  2. Engajamento intelectual – compartilhamento de informações relevantes e úteis com os clientes para que eles tenham uma experiência significativa aprendendo e usando os produtos e soluções da empresa;
  3. Conexões emocionais – com compras de B2B, a construção de uma conexão emocional é, ao menos, tão importante quanto a criação de um caso lógico para as pessoas comprarem. Certamente, continuar a desenvolver conexões emocionais pós-compra leva a relações de fidelização de clientes.

Saiba mais sobre as definições e diferenças das diversas nomenclaturas – XR: VR, AR, MR

Extended Reality XR

xr

Extended Reality (XR) é o conjunto de todas as tecnologias que vão do inteiramente real ao totalmente virtual, uma combinação de mundo real e virtual e interação homem-máquina. Isso se refere aos ambientes reais e virtuais gerados por gráficos de computador e wearables (tecnologias para se vestir), com todas as formas de realidade alterada por computador, incluindo: Realidade Aumentada (AR), Realidade Mista (MR) e Realidade Virtual (VR).

Em resumo, XR pode ser definida como um guarda-chuva, que abriga todas as três Realidades, ou seja, AR, VR, MR, juntas sob uma só denominação.

Virtual Reality (VR)

vr

A VR engloba todas as experiências imersivas, que podem ser criadas usando conteúdo do mundo real (Vídeo 360), conteúdo sintético (gerado por computador) ou ambos – um híbrido. VR requer o uso de um HMD (head mounted display) – óculos / fone VR.

As aplicações de VR, enquanto isso, permitem que os clientes mergulhem em um espaço digital – como um hospital, laboratório ou refinaria de petróleo – que ilustra o quão complexos produtos e soluções funcionam e ajudando-os a entender como eles navegariam e usariam esses novos produtos ou serviços. Os simuladores VR ajudam a treinar profissionais antes de operar máquinas reais sem a despesa de sistemas físicos complexos no mundo real.

Augmented Reality (AR)

AR

Realidade Aumentada (AR) é uma sobreposição de conteúdo gerado por computador no mundo real, destacando que o conteúdo aumentado não reconhece os objetos físicos dentro de um ambiente real. Em outras palavras, AR é a capacidade de inserir objetos digitais em uma visão de câmera do mundo real, com base em informações sobre a cena que está dentro da visão da câmera. O Pokémon Go é o uso mais conhecido do consumidor desse tipo de tecnologia, mas as possibilidades em AR muito mais sofisticadas oferecem ótima promessa para todos os tipos de aplicativos.

Os experimentadores podem usar uma câmera de smartphone ou tablet para ver como suas casas ficarão com uma variedade de peças e móveis diferentes antes de tomar uma decisão de compra. Para instalações industriais, os gerentes de fabricação podem ver como uma nova peça e/ou equipamento se encaixa no seu fluxo de trabalho.

Mixed Reality (MR) 

MR

A Realidade Mista (MR) remove os limites entre a interação real e virtual via oclusão. Oclusão significa que os objetos gerados por computador podem ser visualizados interagindo com objetos no ambiente físico – como um personagem virtual que voa sobre o seu sofá.

A conclusão é que a Realidade Aumentada e Realidade Mista não são termos intercambiáveis, sendo que a principal diferença é que toda MR é AR, mas nem todas as AR são MR. AR é um composto. A MR é interativa.

Avatar for Luiz Fernando Morau

Profissional com mais de vinte e cinco anos de atuação nas áreas de entretenimento, broadcast e serviços corporativos, com atuação direta em ações de desenvolvimento e estruturação de negócios no Brasil e exterior, startups e fusões.

Vivência efetiva como Executivo e Consultor, com destaque para os projetos da Quanta, MasterImage 3D, Telem, Universal Networks, TVA, TV Brasília e TV Goiânia. Empresas onde exerceu efetiva gestão nas definições estratégicas e desenvolvimento dos negócios.

Comments: 0

Your email address will not be published. Required fields are marked with *