Digital Signage como Ferramenta de Relacionamento - LFMORAU

Digital-Signage-como-Ferramenta-de-Relacionamentoo

Digital Signage como Ferramenta de Relacionamento

O Digital Signage, a internet das coisas, computação em nuvem, realidade virtual e Big Data são os protagonistas da Era de MUITA informação e personalização em que vivemos.

A possibilidade de integrar o digital signage com outras tecnologias aumenta o poder e o alcance da mensagem, assim como o potencial de geração de engajamento com sua marca.

Saiba que a grande vantagem do digital signage está na capacidade de atualizar e alterar seu conteúdo a qualquer instante, ou seja, ajustando a mensagem com base no perfil de usuário que ali está presente.

Ainda é um meio desconhecido para muitos gestores e suas empresas, que acabam o considerando mais um ônus do que bônus, sem conseguir perceber como uma vantagem estratégica, a possibilidade de entregar a mensagem certa, na hora certa e para a pessoa certa. O perfil destas empresas se confunde com os demais, mas tem como premissa viverem presas no passado presente, sem nenhuma preocupação com o próprio futuro, até que a concorrência leve seus talentos e decrete seu fim.

O ponto de partida é fazer parcerias com empresas de digital signage confiáveis e acessíveis, pois em nada facilitará optar por uma opção fora do Brasil. Antes de tomar qualquer decisão, você deve primeiro considerar os desafios e saber o que de fato você necessita e deseja, pois nenhum integrador fará isso por você.

O que você espera do Digital Signage para o seu negócio?

 Você já se perguntou sobre isso?

Isso dependerá de como você vai usar esta solução, pois existem diferentes aplicações e expectativas para o digital signage.

  • Solução Amadora:

Onde os displays são instalados executando arquivos em formato .ppt (Powerpoint) ou um vídeo básico, através de USB.

Investir em displays sem objetivos precisos gerará arrependimentos. O digital signage é uma ferramenta que pode ser crucial dentro de inúmeras estratégias e usá-la sem um plano de comunicação ou fins de marketing poderá ser inócuo ou até mesmo prejudicial a sua marca.

  • Solução Básica:

É o famoso “pôster digital”, que nem sempre é adequado ao formato e metodologia de comunicação, mas, de qualquer forma, já é um avanço ao amadorismo e sua primeira incursão no universo em rede.

Saiba que você está investindo em uma solução, mas não se beneficiará de todas as oportunidades e possibilidades que ela oferece.

Este caminho, muitas vezes é tomado pela ilusão que se está economizando em não encarar o digital signage como uma ferramenta versátil, capaz de alavancar resultados mais significativos, limitando sua atuação em diversas frentes de negócio.

  • Solução Econômica:

Quando você não quer ir muito além do que considera conhecido, mas sabe que precisa se manter aberto às soluções que possam incrementar o seu negócio e diferenciá-lo dos concorrentes.

Você, agora, possui um viés de Marketing e pretende criar uma identidade para tornar-se parte de uma Rede além dos muros do seu estabelecimento, onde você já consegue perceber que os displays instalados no seu complexo necessitam de vida inteligente.

O conteúdo é a vida inteligente e, portanto, precisa de diversificação, formatação e comunicação ao seu público direto e indireto.

  • Solução Estratégica:

Agora o Digital Signage faz parte de sua Estratégia de Marketing e você o utiliza integrado às ações de captação e fidelização de clientes. O conteúdo neste caso não é exclusivo, mas customizado conforme sua orientação.

Isso exige planejamento e experimentação de caminhos que aproveitem ao máximo todo o potencial da ferramenta, que está integrada a uma Rede de Relacionamento, dentro e fora da sua geografia de influência.

Você precisa analisar onde os displays estarão, com a capacidade do local, distância com o público, formatação dos displays, a iluminação e distribuição do conteúdo. O Digital Signage é uma ciência, que quando usado com estratégia transforma-se uma ferramenta interativa do marketing, criando interatividade com seu público-alvo.

  • Solução Estratégica VIP:

Toma como ponto de partida o posicionamento da Solução anterior, mas possui conteúdo personalizado e exclusivo, com integração de imagens, áudio e iluminação, além de dispositivos de monitoramento e identificação de perfis de clientes.

A solução está integrada ao Marketing da sua empresa e, também, ao Marketing dos seus clientes, ampliando às possibilidades de ações cooperadas.

O Digital Signage é um meio diferente e precisa ser trabalhado como tal, sendo importante compreender o padrão de comunicação que mais se adeque e gere resultados, havendo, necessariamente a integração entre conteúdo e cliente.

Digital Signage é muito mais que displays individualizados ou agrupados, pois muitas vezes se comete o erro de confundi-lo com outros meios ou soluções. Um exemplo disso é quando se insiste em difundir mensagens convidando o cliente a entrar no seu estabelecimento quando ele já está dentro.

Cabe ao Marketing utilizar o digital signage para fazer ações cruzadas, fidelizar e fortalecer o relacionamento com os Clientes, seja através da integração de mídias sociais, estratégia de marca ou, até mesmo experiências imersivas, uma vez que a solução permite contar uma história com vídeos, imagens e textos.

Digital Signage se torna efetivo quando o conteúdo é devidamente planejado, com ações contínuas para se obter resultados.

Monte sua estratégia antes de investir e saiba que será necessário definir um tempo mínimo para os seus objetivos.

A comunicação exibida deverá ser de total conhecimento e compreensão da sua Equipe de Profissionais, pois são eles que tem a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam.

Passe a raciocinar em sinalização dinâmica, pois o seu Marketing estático não combina mais com o mundo em que você mergulhou.

Outro ponto importante é integrar o seu digital signage com a conscientização da segurança, pois este será um caminho precioso para sensibilizar o Shopping Center, onde se encontra seu estabelecimento, às futuras ações de Marketing.

A conclusão é que Digital Signage é um meio próprio, mas totalmente aberto à integração, podendo ser útil em todas as estratégias e o limite dessa solução é o da sua criatividade.

Avatar for Luiz Fernando Morau

Profissional com mais de vinte e cinco anos de atuação nas áreas de entretenimento, broadcast e serviços corporativos, com atuação direta em ações de desenvolvimento e estruturação de negócios no Brasil e exterior, startups e fusões.

Vivência efetiva como Executivo e Consultor, com destaque para os projetos da Quanta, MasterImage 3D, Telem, Universal Networks, TVA, TV Brasília e TV Goiânia. Empresas onde exerceu efetiva gestão nas definições estratégicas e desenvolvimento dos negócios.

Comments: 0

Your email address will not be published. Required fields are marked with *