O Integrador de Digital Signage - LFMORAU

O Integrador De Digital Signage

O Integrador de Digital Signage

Dando continuidade ao tópico sobre a Evolução das Salas de Cinema, é fundamental identificar o viabilizador para o Digital Signage – O Integrador de Soluções Tecnológicas, Serviços Técnicos e Gestão e Controle de Conteúdo.

O mercado Latino Americano ainda se ressente de Integradores de Digital Signage que atuem de forma profissionalizada e especializada em todos os setores, de forma a diferenciar-se, evitando a necessidade de baixar os preços para que continuem competitivos.

Os integradores atuais competem de alguma forma, oferecendo serviços e preços semelhantes, sem falar na similaridade do nível de especialização que, infelizmente, estão distantes da abrangência desejada pelo mercado.

Como um integrador de digital signage poderá almejar margens de contribuição mais elevadas e se destacar de sua concorrência?

Qual o escopo de serviço a ser contemplado na oferta para ser percebido, pelo cliente final, como fornecedor estratégico?

As respostas são óbvias, mas de grande complexidade, pois os integradores de digital signage terão que ir muito além, tornando-se aglutinadores de soluções para os seus clientes, adequando-as a cada tipo de projeto, desde um sistema básico até o mais robusto. Portanto, é necessário que haja o investimento em uma boa estratégia de diferenciação, focada no valor percebido pelo cliente, algo que, dificilmente será copiada pelos concorrentes e destacará a empresa em condição de melhor posicionamento estratégico neste mercado.

Destaco:

1. Especificação de Equipamentos
Fornecimento completo de equipamentos de digital signage, tais como media players, displays, beacons e cabos. Já sabendo que as margens de lucro sobre o equipamento sozinho são baixas, a formatação de pacotes poderá compensar o baixo retorno.

2. Serviços de Instalação
Nas instalações as margens de lucro começam a aumentar, ainda mais se considerarmos que os clientes, em sua maioria, buscam por soluções turnkey, e oferecer serviços de instalação é uma maneira do integrador produzir maiores lucros e destacar-se da concorrência.

3. Garantia de Serviços
Ação mandatória por nossa legislação, mas incrementar a garantia dos serviços e equipamentos adiciona um nível diferenciado de confiança e compromisso com o cliente. A garantia típica é de três anos para os equipamentos e de um ano para serviços. Garantias estendidas são tipicamente de cinco anos, que pode ser uma razão para a escolha de um integrador em detrimento de outro. As margens de lucro são baixas, mas combinado com um serviço de manutenção, um integrador pode obter um bom retorno.

4. Garantia Estendida
A garantia estendida pode ser o item de maior margem de lucro. No entanto, em sua maioria, os fabricantes absorvem esta demanda, apenas repassando uma pequena parcela dos lucros obtidos.

5. Serviços de Manutenção, NOC e Suporte Técnico
Estes serviços são estratégicos, portanto oferece-los é mandatório para o controle de custos, informações gerenciais e, também para manter a concorrência a uma distância segura, sem a necessidade do cliente buscar fora do escopo de serviços oferecido pelo integrador.

Software de Gerenciamento – Conteúdo e Formatação

O controle do software de gerenciamento ampliará sensivelmente a capacidade de produzir margens de lucro significativas, com um preço competitivo para o cliente. A maioria dos integradores não possue o seu próprio software, mas poderá compor uma aliança estratégica com um desenvolvedor consolidado em digital signage, tornando-se “usuário proprietário” da solução, sem que tenha de arcar com pesados investimentos.

Nenhuma ação de fidelização e/ou integração de usuários se viabilizará sem um adequado software de gerenciamento.

O agrupamento de serviços é o caminho para agregar valor aos clientes e conquistar margens de lucro interessantes. É através de pacotes que incluem alguns ou todos os serviços acima mencionados permitirá que o integrador seja competitivo sem participar de uma guerra de preços. Conforme a empresa cresce, há áreas de serviços adicionais que pode se investir, visando gerar retornos mais elevados. Eles são:

1. Fornecimento de Conteúdo e Serviços de Design Gráfico
Um grande incentivo para um cliente potencial é a capacidade do integrador em criar o conteúdo de digital signage. Se isso é algo que o integrador possa oferecer, ele ainda poderá adicionar um pacote de “conteúdo e gráficos de prateleira” a sua oferta de serviços. O cliente o perceberá como um fornecedor completo para digital signage e a geração de mais uma fonte de receitas e lucro.

2. Desenvolvimento de Aplicativos Móveis
Os aplicativos estão sendo integrados às soluções de digital signage nos mais variados segmentos de mercado, com a capacidade de interagir com os clientes, oferecendo uma grande vantagem competitiva que pode render maiores lucros.

Linhas de Crédito

Um integrador pode oferecer financiamento, embora isso possa comprometer pesadamente as margens de lucro, visto que crédito para terceiros é muito caro na nossa realidade.

De qualquer forma é inequívoco afirmar que este é um imenso diferencial competitivo, além de manter sob a própria gestão todo o processo.

Avatar for Luiz Fernando Morau

Profissional com mais de vinte e cinco anos de atuação nas áreas de entretenimento, broadcast e serviços corporativos, com atuação direta em ações de desenvolvimento e estruturação de negócios no Brasil e exterior, startups e fusões.

Vivência efetiva como Executivo e Consultor, com destaque para os projetos da Quanta, MasterImage 3D, Telem, Universal Networks, TVA, TV Brasília e TV Goiânia. Empresas onde exerceu efetiva gestão nas definições estratégicas e desenvolvimento dos negócios.

Comments: 0

Your email address will not be published. Required fields are marked with *