PLF - Premium Large Format Screen, levando você para dentro do conteúdo - LFMORAU

PLF-Premium-Large-Format-Screen-levando-você-para-dentro-do-conteúdo

PLF – Premium Large Format Screen, levando você para dentro do conteúdo

A proliferação de plataformas de exibição de conteúdo nos mais diversos formatos, pressiona os Exibidores de Cinema na busca por diferenciais que ofereçam experiências impactantes aos cinéfilos que não se contentam mais com o convencional numa sala de cinema.

O PREMIUM LARGE FORMAT (PLF) oferece uma experiência imersiva e amplificada nas telas gigantes, com sonorização muito acima do usual. E para falar de PLF temos que começar pelas salas IMAX, que sempre foi a principal referência neste tipo de sala.

Uma sala IMAX tem que atender às especificações IMAX para ter o direito de usar o nome – isso envolve quantidade e qualidade dos alto-falantes, a capacidade de amplificação, sistema de projeção, tamanho e especificações da tela, distância de tiro, entre outras características.

A IMAX trabalha em colaboração com cineastas, fornecendo-lhes câmeras próprias de alta resolução, para obtenção do exclusivo formato IMAX.

O sistema de som surround, com o sistema de projeção IMAX, visam oferecer uma experiência verdadeiramente imersiva.

A tela de projeção curva tem o objetivo de amplificar as sensações, pois dessa forma o conteúdo assistido parece estar em torno de você, ocupando também toda a visão periférica e assim oferece uma experiência mais intensa, pois as bordas curvas da imagem geram a percepção que se está vendo uma imagem mais ampla do que numa tela plana. As telas curvas focalizam a luz refletida mais diretamente nos olhos, fornecendo um maior contraste em relação às telas planas.

.

PLF continua sua evolução em 2017

Os grandes Exibidores, em todo o mundo, estão apostando nas telas grandes, em 2016 continuou a proliferação das salas PLF. O número de telas PLF em todo o mundo aumentou mais de 15%, esse aumento decorre do contínuo investimento dos Exibidores em seus próprios formatos PLF, bem como de um cenário mais competitivo entre empresas como Dolby, Barco, Christie e Real D, brigando por uma fatia de um mercado dominado pela IMAX.

Alguns Exibidores não possuem condições de atuar em todas as geografias, como as grandes redes, mas veem no PLF um fator central para manter uma vantagem competitiva no mercado, aliando às telas, outros benefícios tais como poltronas VIP, áudio imersivo, 3D premium, além da projeção Digital “top of line”. Esse pacote de benefícios recebe uma denominação de marketing própria por cada Exibidor, tendo assim uma estratégia de crescimento para dar um bom motivo às pessoas deixarem suas casas, para assistir um filme.

IMAX é o pioneiro incontestável em apresentações de tela gigante, mas a grande tendência nos últimos anos é circuitos de cinema estabelecendo e promovendo suas próprias marcas premium de grande formato.

Uma das maiores vantagens de desenvolver um conceito PLF é a capacidade de haver a cobrança de uma sobretaxa em relação às salas convencionais, que pode variar entre US$ 1.50 a US$ 2 para filmes em 2D e até US$ 2.50 para lançamentos em 3D. Algumas pessoas são mais suscetíveis em gastar mais dinheiro, para uma experiência premium, enquanto outras são mais conservadoras, em relação a dinheiro, e preferem as telas tradicionais.

No cenário mundial podemos destacar algumas soluções próprias em PLF, que já se tornaram prioridade em suas respectivas estratégias de marketing, como DLX / Marcus Theaters, RPX / Regal, Big D / Carmike, XD / Cinemark, AMC prime e Wanda com Dolby Cinema, XPlus / Showcase, Titan XC / Reading, Sphere X / CGC, Ultra AVX / Cineplex, Macro XE / Cinépolis e Cinemex Premium, entre outras.

É importante destacar que a grande maioria, mesmo investindo em suas definições próprias para salas PLF continuam oferecendo a experiência IMAX. A vantagem do IMAX neste campo vai muito além de suas especificações técnicas, o reconhecimento da marca para o formato continua a ser elevado entre o público.

O calcanhar de Aquiles da IMAX é sua imposição de programação, pois não dá ao Exibidor a possibilidade de manter ou retirar a exibição de um conteúdo, conforme sua conveniência. Esta é uma das razões das grandes redes buscarem seu próprio conceito em PLF.

.

As marcas globais de PLF

O total de telas PLF é maior que 2.000 no mundo e o crescimento foi mais estável na América Latina, onde várias novas adições de tela PLF no Brasil levaram o total na região para mais de 100 pela primeira vez. O Brasil é o segundo maior território por Exibidor PLF na AL.

No espaço global competitivo, a IMAX é líder de mercado com mais de 40% da base mundial de telas PLF. A IMAX lançou seu laser comercial no final de 2015, incorporando tecnologia da Barco.

A outra plataforma que incorpora tecnologia laser é o Dolby Cinema (Dolby Vision desenvolvido em conjunto com a Christie). Desde então, a Dolby acelerou seu acordo com a AMC para atender 100 telas até o final de 2017. E 2016 também viu o lançamento do primeiro Cinema Dolby na China, fazendo parte de um acordo de outras 100 telas com Wanda.

Enquanto a Real D Luxe teve uma aceitação mais lenta a nível mundial, ganhou alguma popularidade na China (e no Leste Europeu).

.

Perspectivas estratégicas para o PLF

O PLF tem uma forte afinidade com conteúdo blockbuster, pois são estes filmes que criam maior demanda por experiências baseadas nessa tecnologia.

Em última análise, as receitas incrementais são um motor central para o investimento em tecnologias e telas de cinema da próxima geração. O papel principal do PLF é conduzir clientes às opções de assento mais caras. O laser RGB também desempenha o seu papel, rapidamente se tornando um atributo crucial e discernível de uma nova tela PLF, para reforçar como o componente mais tecnologicamente avançado do negócio.

O PLF representa apenas 1,5% das telas digitais mundiais, uma pequena proporção estatisticamente, mas representando algumas das telas mais populares do mundo. A perspectiva estratégica para as telas PLF permanece forte com base na trajetória de crescimento positivo recente (27% em 2016) e no contínuo investimento em marcas estabelecidas do PLF e expansão para novos mercados internacionais, em paralelo com outros negócios estratégicos com uma marca global.

.

IMAX e Dolby Cinema, uma batalha particular

Dolby Cinema usa projetores laser duplos para suas imagens, isso é semelhante ao novo sistema IMAX que está sendo implantado. Como o IMAX, os DCPs enviados para as salas Dolby Cinema foram especialmente remasterizados para tirar proveito da cor e clareza que seus projetores podem oferecer. Dolby adiciona Dolby Vision HDR aos filmes mostrados no Dolby Cinema. Os filmes também são apresentados com som Dolby Atmos. Na melhor das hipóteses, a tela Dolby Cinema pode competir e até mesmo igualar o que a IMAX está oferecendo.

Mas há algumas coisas que o Dolby Cinema não oferece. Eles ainda mostram a mesma versão do filme que é mostrado em salas de cinema convencionais e se um filme tiver sido filmado com câmeras IMAX ou aprimorado visualmente para IMAX com proporções de aspecto expandidas, essas características não serão transferidas para a apresentação do Dolby Cinema. Você obtém HDR na maioria dos filmes, mas não obtém quaisquer alterações na relação de aspecto. Para um filme como “Velozes e Furiosos”, que não foi filmado com câmeras IMAX e não apresenta qualquer filmagem realçada exclusiva para IMAX, a apresentação entre IMAX e Dolby Cinema seria muito próxima, mas para um filme como “A Bela e a Fera”, a relação de aspecto exclusiva para IMAX não é encontrada no Dolby Cinema. E a maioria das exibições Dolby Cinema estão em 2D, mesmo quando uma versão 3D está disponível. Então, se você quiser ver a versão 3D de um filme, Dolby Cinema provavelmente não será sua escolha.

.

Conclusão

A grande questão é se podemos considerar os PLF uma tendência, pois representam apenas 1,5% das telas instaladas.

Realmente não é uma massificação, mas é um importante movimento para destacar e consolidar que a experiência de assistir um filme numa tela de cinema não pode ser comparada com uma TV, tablet ou smartphone.

Uma sala PLF representa o ápice de uma sala de cinema e faz com que os cinéfilos renovem seus votos de fidelidade à telona, em defesa ao avanço das demais plataformas sobre o conteúdo de Hollywood e seus similares.

Para determinados tipos de filme, especialmente conteúdos direcionados às telas de grande formato, valerá a pena pagar mais para desfrutar dessa experiência premium, mas para a maioria dos filmes, considerando que seja apresentado numa sala de cinema moderna, isso já será o suficiente para uma agradável experiência em assistir um bom filme, sem pagar nenhum adicional para tanto.

A tecnologia sozinha não resolverá o problema da evasão de audiência das salas de cinema e, sem a integração de esforços entre Fabricantes, Estúdios, Distribuidores, Exibidores, além de um Marketing profissional, nada disso faz sentido, pois é fundamental que o cinéfilo seja convencido a testar uma experiência muito além do tradicional.

Avatar for Luiz Fernando Morau

Profissional com mais de vinte e cinco anos de atuação nas áreas de entretenimento, broadcast e serviços corporativos, com atuação direta em ações de desenvolvimento e estruturação de negócios no Brasil e exterior, startups e fusões.

Vivência efetiva como Executivo e Consultor, com destaque para os projetos da Quanta, MasterImage 3D, Telem, Universal Networks, TVA, TV Brasília e TV Goiânia. Empresas onde exerceu efetiva gestão nas definições estratégicas e desenvolvimento dos negócios.

Comments: 0

Your email address will not be published. Required fields are marked with *