A relevância do “Big Brother” - NOC Network Operations Center - LFMORAU

A relevância do “Big Brother” - NOC Network Operations Center

A relevância do “Big Brother” – NOC Network Operations Center

Os complexos de cinema e suas, cada vez mais, tecnológicas salas demandam por serviços e infraestrutura compatíveis com seu momento digital.

O projetor analógico migrou para o digital e, agora, se movimenta para o digital a laser enquanto o conteúdo 2D e 3D interagem com o 4D, numa tela gigante, oferecendo uma experiência única.

A antiga expressão “som de cinema” agora é uma super sonorização imersiva, que te transporta para as cenas do filme.

Os nostálgicos pôsteres e cartazes dão espaço para o digital signage, que também absorve um mundo de ações de marketing e comunicação.

A bilheteria agora está integrada à um complexo sistema de pagamento e reservas via web.

Tudo isso se traduz em facilidades e benefícios aos cinéfilos, mas para manter essa parafernália digital é necessário um acompanhamento técnico preventivo e corretivo, 24 horas por dia e então temos o NOC, cada vez mais, presente no seleto grupo de fornecedores.

É importante observar que a relação Prestador de Serviços/NOC x Exibidor, que já existia no negócio de Cinema, agora transborda para acomodar outros players onde temos NOC x Prestador de Serviços 1 x 2 x 3… x Integrador x Distribuidor x Exibidor, isso sem considerar a sofisticação das plataformas, hardwares e infraestrutura própria e de terceiros.

O NOC ideal deve monitorar remotamente a infraestrutura de cinema em rede 24 horas por dia, 365 dias por ano e informar sobre a saúde do seu sistema através de técnicos treinados, que monitoram os vários sistemas de modo que, se surgir um problema, a ação corretiva é tomada, acionando o canal adequado, sempre que necessário.

O sistema utilizado para o NOC, entre suas várias funções possui metodologia para a gestão de soluções, devendo priorizar a rapidez para resolver o problema já na primeira tentativa.

Dentre as características principais, o monitoramento, suporte telefônico e suporte remoto deverão ser 24/7/365, pois assim haverá uma detecção precoce de problemas, com resposta proativa e respectiva correção. E tão importante é o controle remoto de firmware, atualizações de software, gerenciamento de consumíveis, com conexão direta e segura à sua rede de cinema digital e TMS (Theater Management System), quando for o caso.

O monitoramento é contínuo e avalia preventivamente, analisando os dados de temperaturas, ventilação, armazenamento, mensagens de erro, versões de software, oscilações, filtros, sobreaquecimento, falhas de componente, problemas de rede, vida útil da lâmpada e filtro, inconsistências de software, conteúdo corrompido e expiração do KDM.

 

O objetivo de um NOC

  • Receber as solicitações de seus clientes
  • Processar as demandas de alguma forma (Remotamente ou presencial)
  • Comunicar a resolução ao cliente e / ou manterá o cliente atualizado sobre o status
  • NOC como suporte de primeiro, segundo ou terceiro níveis, conforme acordado com o cliente, através de um processo inteligente de roteamento de problemas

 

O processo

  • Tratar as demandas de seus canais (chamadas telefônicas, e-mails, monitoramento de rede, etc.)
  • Encaminhar o problema para o interlocutor correto
  • Processar as demandas para o problema ser resolvido
  • Resolver o problema conforme apropriado
  • Comunicar status continuamente.
  • Registrar o problema para posterior revisão e treinamento.

 

O que o cliente espera do NOC

A correção de problemas quando eles surgem da maneira mais rápida e profissional possível. Um cliente quer estar confortável e seguro que isso vai acontecer.

 

A três coisas que o cliente detesta ouvir do NOC

  1. Não sei quando será corrigido.
  2. Eu não posso te ajudar.
  3. Não estou qualificado para responder a essa pergunta.

 

Conclusão

Um NOC eficiente se faz com infraestrutura, sistema e profissionais qualificados, além de conhecer profundamente às necessidades e características de cada um dos clientes.

O cliente se sentirá seguro se constatar que o NOC quer e pode ajuda-lo sempre que necessário e ter como interlocutores, profissionais qualificados e serenos, mesmo quando diante de uma adversidade séria.

No lado do cliente é importante que fique claro que não existe mágica, pois se quiser contar com segurança, praticidade, profissionalismo a qualquer hora, terá que pagar por isso, com o mesmo peso estratégico que atribui aos seus equipamentos de projeção e segurança.

Avatar for Luiz Fernando Morau
Profissional com mais de vinte e cinco anos de atuação nas áreas de entretenimento, broadcast e serviços corporativos, com atuação direta em ações de desenvolvimento e estruturação de negócios no Brasil e exterior, startups e fusões.

Vivência efetiva como Executivo e Consultor, com destaque para os projetos da Quanta, MasterImage 3D, Telem, Universal Networks, TVA, TV Brasília e TV Goiânia. Empresas onde exerceu efetiva gestão nas definições estratégicas e desenvolvimento dos negócios.

Comments: 0

Your email address will not be published. Required fields are marked with *